BT

Oracle Planning More Cuts as Sun Returns to Profit

by Charles Humble , translated by Anderson Duarte Vaz on Jun 30, 2010 |

No primeiro sinal de uma reviravolta no mercado de hardware, a Oracle iniciou a aquisição da Sun Microsystems e isso ajudou a ajudou a atingir a expectativa de lucro de Wall Street para o último trimestre, segundo dados divulgados na semana passada.

A habilidade da Oracle para fazer a Sun retomar lucratividade tem sido acompanhada de perto pelos investidores desde a aquisição da requisitada fabricante de servidores no início deste ano. A Sun sofreu um prejuízo operacional de $2.2bi (bilhões) no ano passado atuando como uma compania idependente, com grande parte da perda atribuída ao mercado de hardware.

Na quinta-feira da semana passada a Oracle disse que a Sun retornou a dar lucro no trimestre mais recente, ao menos de uma forma positiva, com uma renda operacional de $400m - porém ela ressaltou que a alocação de custos entre departamentos pode parcialmente ocultar a visão geral. A venda de hardware da Sun atingiu $1.2bn, acima das previsões. O presidente da Oracle, Safra Catz disse em uma declaração (Documento PDF):

Agora que a Sun é lucrativa, nós aumentamos a confiança que nós iremos atingir ou superar nosso objetivo de a Sun contribuir $1.5 bilhões para uma operação de renda 'non-GAAP' (Generally Accepted Accounting Principles, Princípios Contábeis Geralmente Aceitos) no ano financeiro de 2011, e $2.0 bilhões no ano financeiro de 2012.

Entretanto para atingir esse objetivo a Oracle deve contar com custos substânciais e redução da força de trabalho efetiva, e considerando o lado regulatório a Oracle indicou que estaria fazendo mais demissões na Sun do que havia previamente anunciado. Ao mesmo tempo a Oracle planeja mais do que dobrar a força de vendas da Sun, Ellison disse em uma coletiva de imprensa acompanhada de uma atualização para os investidores. "Estamos focados no crescimento dos negócios da Sun e fazer com que isso cresça rapidamente", ele disse.

O aumento do atrito entre os ex-funcionários da Sun levantou alguma preocupação na comunidade Java, pessoas de grande nome como Tim Bray especialista em ML e XML, Simon Phipps, ex-chefe do departamento de 'open source' na Sun, e o criador do Java, James Gosling. Desde que deixou a Oracle, Gosling disse que está usando

...uma enorme quantidade de tempo em conversar com a pessoas sobre a vida na Oracle. Elas precisam de um lugar para desabafar, e eu estou tentando ser um bom ouvinte. O êxodo fez um grande estouro. Muito em breve, tudo o que Larry irá ter é um portifólio de propriedade intelectual. Talvez seja isso que ele quer: existem poucas evidências de que ele estava interessado em qualquer pessoa.

Nós abordamos a Oracle para algum comentário mas recusou nosso convite.

Hello stranger!

You need to Register an InfoQ account or to post comments. But there's so much more behind being registered.

Get the most out of the InfoQ experience.

Tell us what you think

Allowed html: a,b,br,blockquote,i,li,pre,u,ul,p

Email me replies to any of my messages in this thread

Painful, but healthy by Shimon Amit

On the financial side, Sun will rebound in a lean-mean-clean form. Oracle has a great track record for managing merges. But how will their managerial culture blend with Sun's community driven, open source, collaboratively lead projects? This remains open.

Allowed html: a,b,br,blockquote,i,li,pre,u,ul,p

Email me replies to any of my messages in this thread

Allowed html: a,b,br,blockquote,i,li,pre,u,ul,p

Email me replies to any of my messages in this thread

1 Discuss

Educational Content

General Feedback
Bugs
Advertising
Editorial
InfoQ.com and all content copyright © 2006-2013 C4Media Inc. InfoQ.com hosted at Contegix, the best ISP we've ever worked with.
Privacy policy
BT